MAC SP


O Museu de Arte Contemporânea (MAC SP) foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo.

Formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961.

MAC SP

De posse desse rico acervo composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.

Em seus primeiros anos o MAC USP tratou de preservar, estudar e exibir o acervo, ao mesmo tempo em que se tormava um dos principais centros no hemisfério sul a colecionar, estudar e exibir trabalhos ligados às várias vertentes da arte conceitual, às novas tecnologias e obras que problematizavam a tradição moderna.



Foi durante esse período inicial que entraram para a coleção do Museu obras de Lucio Fontana e Artur Barrio, entre muitas outras. Ciente de seu papel como pólo formador de novos profissionais nas áreas de teoria, história e crítica de arte, além daquelas conectadas aos universos da museologia e da museografia, o MAC USP passou a ser reconhecido como um importante centro em todas essas áreas, assim como naquelas ligadas à educação pela arte.

Nas últimas décadas, o MAC USP continuou ampliando suas coleções modernas e contemporâneas. Nesse período ingressaram para o acervo obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais.

Mais recentemente, com uma política de atualização, o Museu recebeu para a sua coleção mais de 300 obras a partir de doações de artistas, galeristas, colecionadores e aquisições realizadas por intermédio da AAMAC (Associação de Amigos do MAC USP).

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

MAC SP Restaurante

Gastronomia clássica e moderna com releituras regionais, drinques, clima sofisticado e vista para o parque.

A Vista panorâmica tira o fôlego de qualquer um. O rooftop do edifício histórico desenhado por Oscar Niemeyer cede espaço para o complexo gastronômico Vista, com bar, restaurante, café, espaço para eventos. Um novo ponto turístico na cidade de São Paulo.



MAC SP Exposição

No site do MAC, você encontra as exposições em cartaz, a consegue ver também as exposições anteriores.

MAC SP Biblioteca

BIBLIOTECA LOURIVAL GOMES MACHADO

O acervo está disponibilizado em estantes fixas abertas e é composto por 15 mil volumes, entre livros e revistas. As publicações são especializadas nas áreas de artes plásticas, museologia e fotografia. O empréstimo domiciliar é somente para alunos da Universidade de São Paulo.

Recentemente, a biblioteca recebeu, por doação, o acervo da Biblioteca Walter Zanini, que se soma ao acervo bibliográfico do MAC em meados de março/2018.

ACESSIBILIDADE:

A Biblioteca do MAC está adaptada para a circulação de cadeirantes. Estamos localizados no piso térreo do MAC USP. Esperamos sua visita.

MAC SP Música

Ao lado de uma programação de inequívoca qualidade, o MAC USP é um espaço privilegiado para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural.

Com isso o MAC USP deve seduzir o público, atingindo a formação e o aprimoramento estético de profissionais, crianças, adolescentes, adultos, idosos, sejam brasileiros ou estrangeiros, que buscam a possibilidade de um novo olhar ou de um olhar a mais e, neste sentido, as experiências artísticas multiculturais – essenciais à formação do público- servem de apoio e são imprescindíveis à produção de cultura e à construção de cidadãos numa sociedade multicultural.

O fenômeno sonoro, efêmero por essência, remete ao fluir do tempo e assim como os fenômenos visuais, à ilusão dos prazeres dos sentidos, de modo a possibilitarem um acordo entre o homem e o mundo, conduzindo a uma osmose entre a construção visual e a acústica em busca da linguagem harmônica e dos jogos de timbres e intenções artísticas.

Neste sentido, o projeto Música no MAC objetiva a elaboração de uma série de concertos e recitais no espaço do MAC USP, de maneira a promover uma integração dos fenômenos visuais e sonoros, fundamentais para o prazer estético.

Horário de Funcionamento MAC SP

  • Terça a domingo das 10h ás 21h

Onde Fica, Endereço e Telefone MAC SP

  • Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2648-0254

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo