Litoral Sul SP

O Litoral Sul de São Paulo é conhecido por receber milhares de turistas que partem da capital aos finais de semana para renovar as energias em muitas praias da região.

Sempre associada a multidões, poucos sabem que a região, que contempla municípios litorâneos que vão da baixada santista à divisa com o Estado do Paraná, reserva verdadeiros paraísos naturais.

Litoral Sul SP

São praias com areias brancas, águas cristalinas, muito verde e vegetação nativa. É possível nadar próximo a golfinhos, conhecer belas dunas e visitar lugares praticamente intocados pelo homem.

Reserve um tempo para visitar as praias mais lindas do litoral sul de São Paulo e se surpreender com sua beleza incrível.



Ilha do Cardoso – Cananéia

Ilha do Cardoso – Cananéia

Bem próxima da divisa de São Paulo com o Paraná, no extremo sul do litoral paulista, está a Ilha do Cardoso. Praticamente intocada pelo homem, a ilha é um cenário paradisíaco formada por praias desertas, cachoeiras, trilhas e 90% de mata nativa que fazem parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

O contato com a natureza já começa no acesso à ilha, realizado por embarcações que partem de Cananéia. No trajeto, é praticamente impossível deixar de avistar diversos botos-cinza – uma espécie de golfinho – saltando entre os barcos. O caminho já indica a imensa biodiversidade de flora e fauna presentes no local.

A Ilha é dividida em duas partes, Perequê, com incríveis trilhas sobre o mangue que levam a cachoeiras, e Marujá, uma vila de pescadores tranquila que oferece opções de hospedagem. Há diversas praias que podem ser acessadas, todas com ambiente selvagem e quase inabitadas.

Na Praia do Pereirinha, não é preciso muita sorte para nadar com os golfinhos a menos de dez metros dos visitantes. Já na Praia da Laje, cujo acesso é realizado por uma trilha de 1,5 quilômetros, o cenário é puro deslumbre.

Prainha Branca – Guarujá

Prainha Branca – Guarujá

A Prainha Branca é o destino ideal para quem quer fugir da correria e relaxar em um verdadeiro paraíso isolado. Distante apenas 116 quilômetros da capital, o acesso é realizado por uma trilha leve de aproximadamente 20 minutos, bem próxima da divisa entre Guarujá e Bertioga, na Serra do Guaruru.

O ambiente roots, a simplicidade e a energia boa que circulam no ar atraem muitas pessoas que se hospedam nos campings e pequenas pousadas da região. Não há nada de luxo, muito pelo contrário, a Prainha Branca ainda preserva suas tradições caiçaras e rústicas.

O mar calmo, a natureza exuberante e o clima aconchegante são grandes atrativos deste lugar encantador. Durante a noite, festas ao som de reggae e forró deixam tudo mais alegre e divertido.

Nos dias de verão e em alguns feriados, o local costuma receber muitos visitantes e o clima fica bem mais agitado.

Praia do Sangava – Guarujá

Praia do Sangava – Guarujá



Para chegar é necessário fazer uma trilha que começa na Praia do Góes, no Guarujá. O trajeto segue em direção ao Morro dos Limões e a subida exige disposição, mas as vistas panorâmicas no caminho compensam todo o esforço. Deu preguiça? Tudo bem, para um acesso mais rápido há embarcações que partem da Ponte dos Práticos, em Santos, até a Praia do Sangava.

Chegando lá, é hora de desfrutar a calmaria de suas águas claras e tranquilas, perfeitas para relaxar. A maré cheia forma uma piscina natural encantadora, ideal também para a prática de mergulho e de SUP.

A Praia do Sangava ainda conta duas pequenas praias vizinhas, a Cheira Limão e a Praia do Góes, ambas encantadoras e repletas de natureza.

Praia da Juréia – Iguape

Praia da Juréia – Iguape

Além de um imenso costão rochoso e muita mata nativa, a praia dá acesso a diversas cachoeiras, rios e manguezais. Habitada por moradores locais que preservam a cultura caiçara da região, há pousadas, campings e restaurantes próximos à praia.

A larga faixa de areia é acompanhada por uma extensa planície de restinga, ideal para longas caminhadas. Aliás, para quem gosta de trekking, há trilhas que levam a outras praias, como a Barra do Una, em Peruíbe, outra opção imperdível para conhecer na região.

Em dias mais chuvosos, o acesso de carro na estrada até a Praia da Juréia pode ficar mais complicado, por isso redobre a atenção ao volante.

Praia do Arpoador – Peruíbe

Praia do Arpoador – Peruíbe

Um verdadeiro paraíso se esconde na Reserva Ecológica Juréia-Itatins, no município de Peruíbe. Uma das praias mais lindas do litoral sul, a Praia do Arpoador fica isolada e seu acesso só é possível a partir de barcos que partem da Praia do Guaraú ou por meio de uma trilha.

Por se tratar de uma reserva ambiental, sua extensão é toda monitorada e não é possível permanecer no local por mais de algumas horas. Mas esse tempo é suficiente para se deslumbrar com os rochedos, a mata preservada em seu entorno e duas belíssimas cachoeiras que desaguam na praia.

O cenário é totalmente selvagem e inabitado e as águas são muito limpas. O pôr do sol, refletindo as montanhas no mar, é imperdível.

Praia do Gonzaga – Santos

Praia do Gonzaga – Santos

Detentora de um dos maiores jardins de praia do mundo, a orla santista não poderia ficar de fora das mais belas praias do litoral sul. A Praia do Gonzaga conta com uma longa extensão arborizada, ciclovia, muitos quiosques e toda a infraestrutura necessária para curtir o mar e um pôr do sol encantador, com vista para as embarcações que partem e chegam ao Porto de Santos.

À noite, a praia reúne jovens nos quiosques e bares agitados. Toda iluminada, a praia é uma ótima opção para uma caminhada tranquila, sentindo a brisa do mar.



Deixe seu comentário