Instituto Moreira Salles SP


O Instituto Moreira Salles é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles em 1992, com a criação de seu primeiro centro cultural na cidade de Poços de Caldas (MG).

Posteriormente, o instituto passou a funcionar também em São Paulo (1996), num casarão localizado no bairro Higienópolis, e no Rio de Janeiro (1999), numa antiga residência da família Moreira Salles.

Instituto Moreira Salles SP

Construída em 1951 com projeto arquitetônico de Olavo Redig de Campos e projeto paisagístico de Burle Marx.

É administrado pela família Moreira Salles e tem por finalidade exclusiva a promoção, a formação de acervos e o desenvolvimento de programas culturais nas áreas de fotografia, literatura, iconografia, artes plásticas, música e cinema.



Parte dos acervos destas linguagens está disponível para consulta no site da instituição, assim como em seus centros culturais. Sua atuação se expande também para a manutenção de canais de rádio na internet [4] e para a edição de publicações diversas, como catálogos de exposições; de livros de literatura, fotografia e música; e das revistas Zum (projeto de periodicidade semestral sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo) e Serrote (publicação quadrimestral sobre ensaios e ideias).

Algumas características diferenciam o IMS de outras instituições culturais privadas do Brasil e do exterior. Uma delas diz respeito à sua forma direta de intervenção: contrapondo-se à prática do mecenato tradicional, a instituição prefere atuar fundamentalmente em iniciativas que ela própria concebe e executa. Outro fator que singulariza a atuação do Instituto Moreira Salles é a prioridade que ele confere a projetos de médio e longo prazos, o que significa escapar da fugacidade dos eventos, desenvolvendo programas regulares voltados para a formação e o aprimoramento do público.

Instituto Moreira Salles SP Restaurante

O Balaio, no Instituto Moreira Salles, nasceu junto com o projeto de sua nova sede, há 6 anos. O moderno edifício, um marco arquitetônico para a cidade, abriga exposições nacionais e internacionais, além de uma biblioteca especializada em fotografia, cineteatro para mostras de cinema e shows de música e salas de aula para cursos e oficinas.



O balaio é, como o nome diz, um cesto que mistura as diferentes culturas culinárias do país. Fica no térreo do Instituto e trabalha no almoço e no jantar. Os pratos são individuais, como o arroz de lingüiça bragantina ou para compartilhar, como a moqueca de caju. Tem opções vegetarianas, sanduíches e saladas. Para o happy hour, petiscos e coquetéis exclusivos. No quinto andar funciona também o balaio café, com pães de fermentação natural, tapiocas, bolos e cafés.

O salão, com clima informal e moderno, está sob o comando de Nuno Arez. O bar, peça principal do ambiente, fica a cargo de Rafael Welbert. O menu tem coquetéis de inspiração brasileira, artesanais e em sintonia com a cozinha, como o bode mary, que leva suco de tomate, cachaça, essência de carne e torresmo.

Instituto Moreira Salles SP Exposição

A mostra apresenta o trabalho da fotógrafa italiana, cuja obra está profundamente ligada à cidade de Palermo, na Sicília, onde ela nasceu. Letizia Battaglia registrou a época dos conflitos mais violentos da máfia local, além de documentar o cotidiano da cidade.

Instituto Moreira Salles SP Cinema

A área de cinema do IMS exibe filmes de repertório, além de mostras de diretores brasileiros e estrangeiros. Promove também seminários, cursos e debates, e edita uma coleção de DVDs em que cada filme é acompanhado por um livreto com resenhas e entrevistas.

Instituto Moreira Salles SP Biblioteca

A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista é uma iniciativa única no Brasil. Com capacidade para abrigar 30 mil itens, visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão.

O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Steidl.

Horário de Funcionamento Instituto Moreira Salles SP

  • Terça a Domingo das 10h às 20h

Onde Fica, Endereço e Telefone Instituto Moreira Salles SP

  • Av. Paulista, 2424 – Consolação, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2842-9120

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo