Diadema planeja barrar caminhões no Centro de Diadema


O excesso de caminhões em Diadema levou a Prefeitura a estudar a possibilidade de restringir a passagem de veículos acima de seis toneladas em vias do Centro. Segundo a Secretaria de Transportes, o fluxo dos pesados aumentou 20% após a Prefeitura de São Paulo iniciar, em agosto, o bloqueio nas avenidas dos Bandeirantes e Marginal Pinheiros.

De início, a proibição atingirá vias estreitas que registram grande tráfego de caminhões, como as avenidas São José e Nossa Senhora das Vitórias e a Rua Izaurino Lopes da Silva. O controle será feito por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica. O secretário Ricardo Perez informa que a intenção é iniciar a restrição ainda neste ano.



Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota de caminhões licenciados em Diadema passou de 2.512 em 2001 para 3.690 neste ano – aumento de 46,9%. Além dos emplacados na cidades, há a demanda dos caminhões que vêm de outras localidades. A secretaria não soube informar o tráfego flutuante.

Outra explicação para o aumento no trânsito é a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, que pode ser acessado pela Rodovia dos Imigrantes, que passa pela cidade. “Com a proibição da circulação na Capital, os caminhões começaram a desviar por Diadema”, constatou Perez.

O secretário explicou que, por enquanto, não tem planos de estender a proibição a avenidas de maior circulação. Perez disse que levará o tema ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para que sejam estudadas medidas conjuntas entre as cidades para reduzir o problema de forma conjunta.



Fonte: Diário do Grande ABC



📂 Notícias Diadema