Consulado Americano SP


Logo após a independência do Brasil, a província de São Paulo já era suficientemente importante para atrair a atenção dos Estados Unidos da América.

Enquanto a pequena capital da província era isolada no topo do Serra do Mar, a cidade portuária de Santos era de acesso mais fácil, sendo, assim, uma localidade mais importante. Foi nesta cidade, que o primeiro consulado americano foi fundado, em 5 de abril de 1830, sob o comando do cônsul-geral George Black.

Consulado Americano SP

O consulado dos Estados Unidos operou em Santos até 28 de setembro de 1963, data em que encerrou suas atividades. Nas últimas décadas do século XIX, a cidade de São Paulo vivia uma forte expansão econômica, devido ao expressivo crescimento do setor cafeeiro e construção de ferrovias, que ligavam Santos ao interior de São Paulo.

No dia 10 de abril de 1907, o americano Albert J. Byington, nascido no Kansas e residente em São Paulo, foi nomeado agente consular. De acordo com sua neta, Albert Byington foi o primeiro americano a se naturalizar cidadão brasileiro em São Paulo.



Em 30 de janeiro de 1908, renunciou o cargo de agente consular e, em 18 de junho, foi substituído por William W. Lee. Lee, cidadão americano, também naturalizado brasileiro, serviu na missão diplomática até 5 de março de 1914. Ele cuidava dos assuntos consulares de sua própria casa, localizada na Rua Santo Amaro.

Com o crescimento populacional da cidade de São Paulo, bem como com o fortalecimento dos laços econômicos entre o Brasil e os Estados Unidos, a cidade não poderia ser relegada pelo Departamento de Estado a um papel secundário. Assim, em 3 de julho de 1915, foi aberto uma representação oficial dos Estados Unidos da América na cidade de São Paulo, a qual era dirigida pelo vice-cônsul Robert L. Keiser.

Logo após da Segunda Guerra Mundial, o consulado americano em São Paulo passou a ocupar parcialmente em dois prédios, no centro velho da cidade. Um localizado no Largo São Francisco, nº 181, vizinho ao Convento e Igreja São Francisco, o outro na Rua Líbero Badaró, nº 39.

Posteriormente, o Consulado mudou-se para o Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, entre a Rua Padre João Manoel e a Rua Augusta. Em setembro de 1978, um incêndio forçou o Consulado a mudar-se, temporariamente, para uma área do prédio do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, também localizado na Avenida Paulista, até que se decidisse onde seriam as novas e seguras instalações que abrigariam a missão diplomática.

Em 19 de novembro de 1979, foi inaugurada a nova sede do Consulado, na Rua Padre João Manoel, nº 933.

Devido à sua expansão, contratação de novos funcionários e a necessidade de melhorar o atendimento ao público, o Consulado instalou-se na zona sul de São Paulo, no distrito de Santo Amaro. O complexo consular abriu ao público em 21 de janeiro de 2004, com todas as operações do governo dos Estados Unidos consolidadas em um único endereço, à Rua Thomas Deloney, nº 381.

Consulado Americano SP Visto

É rápido e fácil solicitar um visto de não imigrante (turismo). O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Para solicitar o visto, você vai precisar de certos documentos e uma foto. Clique nas seções abaixo para informações específicas. Uma vez de posse dessas informações, clique em “próximo” para saber onde solicitar o visto.

Consulado Americano SP Guarda Volumes

Logo que você entrar na rua do consulado em São Paulo vai perceber a movimentação. Várias pessoas, com coletes que, na correria, os fazem parecer funcionários do órgão, te fazem perguntas sobre os documentos e te lembram que não pode entrar com o celular. Logo em seguida, te oferecem o aluguel de um guarda-volumes.

Só não se engane, esse pessoal não tem nada a ver com o consulado, mas são suas únicas opções. Então ou você não leva seu celular e demais aparelhos eletrônicos (tablet, notebook, pen drive, fone de ouvido e etc) ou se sujeita a eles.

Consulado Americano SP Entrevista

Os principais documentos são seu passaporte (atual e anteriores com visto americano) e a página de confirmação do formulário DS-160. Além disso, você pode apresentar quaisquer documentos que comprovem seus laços fora dos Estados Unidos, como por exemplo, extrato de contas bancárias, holerites, comprovante de trabalho ou de matrícula em universidade, entre outros. O Oficial Consular responsável por sua entrevista poderá ou não solicitar tais documentos.



Cidadãos brasileiros com 13 anos de idade ou menos e aqueles com 80 anos de idade ou mais que solicitarem vistos de turismo e negócios (B1/B2) e que nunca tenham tido visto negado, normalmente não necessitam agendar entrevista em um Consulado ou Embaixada. Tais solicitantes também não necessitam comparecer pessoalmente ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) para coleta de digitais e foto.

Entretanto, é necessário que submetam sua documentação (pessoalmente ou por meio de terceiros). Recomendamos aos pais ou responsáveis legais que anexem cópias de seus vistos à solicitação de menores de 13 anos.

Solicitantes de 13 anos de idade ou menos, bem como os de 80 anos de idade ou mais que não se qualificarem para a isenção de entrevista terão suas digitais coletadas.

Consulado Americano SP Agendamento

Setor de Serviços para Cidadãos Americanos (ACS) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os dos Consulados Gerais em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo operam somente através de agendamentos on-line para clientes que precisam de serviços não-emergenciais, como solicitação e renovação de passaporte americano, registro de nascimento, serviços relacionados a visto de imigrante e serviços notariais.

O agendamento de horários visa melhorar o serviço de atendimento a clientes, reduzindo o tempo de espera dentro do consulado.

Serviços que requerem agendamento on-line:

  • Serviços de passaportes dos EUA (para novos passaportes e renovações)
  • Registro de nascimento no Brasil de filhos de americanos e verificação de cidadania
  • Serviços notariais e outros serviços públicos (declaração de estado civil para casamento no Brasil, eleição, e de vistos de imigrantes para “returning residents”, etc… enquadram-se no agendamento como “other services”.)

Notas: O sistema online permite que o agendamento seja feito somente para um serviço. Se quiser solicitar mais de um serviço, selecione somente a opção para o primeiro deles para agendar para todos os demais. Importante: agendamentos em duplicidade serão apagados de nosso sistema sem nenhuma notificação.

Providencie cópias de todos os documentos originais, junto com os documentos originais relacionados ao seu caso (por exemplo: passaporte brasileiro, certidão de nascimento, passaporte americano, carteira de motorista brasileira, certificado de naturalização, registros escolares, etc).

Por favor, chegue ao setor 15 minutos antes do horário de seu agendamento e encaminhe-se diretamente ao setor de ACS – não aguarde na fila de solicitação de vistos.

Caso precise cancelar seu agendamento, poderá fazê-lo diretamente através do mesmo link do seu agendamento. Para que possamos acomodar o maior número de agendamentos possíveis, por favor cancele seu agendamento com pelo menos 48 horas de antecedência. Aos que não comparecerem no dia agendado ou não nos informarem a tempo serão instruídos a aguardar uma semana antes de marcar um novo agendamento.

Consulado Americano SP Estacionamento

O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo não oferece estacionamento para visitantes em busca de Serviços Consulares. Há estabelecimentos de estacionamento privado, que não são vinculados ao Consulado.

Horário de Funcionamento Consulado Americano SP

  • Segunda a sexta ds 7h20 às 16h30 / Sábado das 8h às 14h

Onde Fica, Endereço e Telefone Consulado Americano SP

  • R. Henri Dunant, 500 – Santo Amaro, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3250-5000

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Serviços Públicos São Paulo