Casos de dengue explodem em Franca em mais de 400%


O número de pessoas contaminadas com dengue é assustador em guia Franca. No estado foi a cidade que mais cresceu entre 2010 e 2011. O crescimento foi algo em torno de 400%. De 50 pessoas contaminadas no ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde registrou mais 32 casos, elevando para 212 o número de pessoas contaminadas. Os números foram revelados em audiência na Câmara Municipal e causou espanto em todos os vereadores.

Os mais exaltados foram os do PT – Partido dos Trabalhadores -, sendo Silas Cuba e Paulo Afonso. Eles ponderam que as ações desencadeadas no Município não estão surtindo muito efeitos no combate à dengue.

Silas Cuba cobrou maior eficiência da Secretaria de Saúde nessa questão, enquanto Paulo Afonso afirmou que o número de agentes é pequeno para uma cidade do porte de Franca. Ao se mostrar espantado com o desleixo da administração municipal, os vereadores solicitaram maior empenho na proteção ao cidadão.

Além disso, afirmaram que o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Estado conseguiu reduzir em um percentual satisfatório os casos de dengue, mas ao contrário Franca saltou drasticamente.

O secretário Alexandre Augusto Ferreira, que participou da discussão durante 1h30, estava acompanhado do secretário adjunto, Fernando Luis Baldochi. Ele considerou que o número de casos cresceu demais. “A situação é crítica, porém Franca está dentro dos índices aceitáveis pelo Ministério da Saúde”.



O trabalho anunciado por Alexandre Ferreira é de inteligência. “Franca foi dividida em 7 regiões e toda ação tem um plano estratégico. Mesmo com 212 casos, Franca ainda não registrou nenhuma morte e casos de dengue 4 como já foi encontrada em Rio Preto.



O secretário de Saúde disse, durante sessão na Câmara Municipal, que Franca tem grande potencial para ter dengue e se não for tomado providências este ano é possível que em 2011 o número de contaminados chegará a mais de 1,5 mil casos.

Além do trabalho dos agentes de saúde, que recebem pouco mais de R$ 500 para fazer a prevenção na cidade, percentual que foi criticado na Câmara, a prefeitura possui outras equipes que auxiliam na prevenção. Os arrastões de limpeza públicos têm um papel fundamental.

Outros assuntos foram discutidos pelo Secretário com os vereadores: a instalação de núcleos do PSF (Programa Saúde da Família), filas em UBS (Unidades Basicas de Saúde), NGA e pronto-socorros, cirurgias eletivas dentre outros.

No entanto Alexandre Ferreira explicou que Franca tem cumprido sua meta no controle de várias enfermidades.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Acontece nesta quarta-feira, a partir das 15 h, a primeira audiência pública da secretaria de Saúde deste ano, com o fim de fazer a prestação de contas relativas ao primeiro trimestre. O encontro será aberto a todas as pessoas interessadas e nas últimas semanas, dezenas de convites foram distribuídos para autoridades, vereadores e representantes de entidades comunitárias e associações de bairro.

Na oportunidade, o secretário de Saúde, Alexandre Ferreira e seus auxiliares estarão detalhando as principais ações praticadas na rede pública municipal entre janeiro e março.

A audiência deste dia 27, será realizada a partir das 15 h, no auditório Fórum da Cidadania, da Câmara Municipal, situado na rua da Câmara, nº 1, Parque Águas.

Fonte: Diário da Franca



📂 Notícias Anápolis