As Melhores Cachoeiras em SP


Não é só de concreto que a cidade vive. Sim, São Paulo tem cachoeiras nas regiões extremas da cidade, e também algumas um pouco mais distantes, mas que ainda assim valem o passeio bate-volta.

A fim de facilitar seu rolê pela natureza, o Encontra SP fez uma seleção das melhores Cachoeiras em SP para quem gosta de um banho de água gelado e de natureza!

As Melhores Cachoeiras em SP

Alguns dos passeios são gratuitos, outros pagos, alguns têm trilhas mais distantes, outros requerem um tempo maior no carro – mas todos com direito à um visual maravilhosos.

Quando você visita uma cachoeira, o importante é saber que deve sempre levar água e algum alimento para o caso de emergências, e sempre ficar atentos a trilhas.



Parque da Cantareira – Núcleo Cabuçu

Parque da Cantareira – Núcleo Cabuçu

 

Aproximadamente 24 km do centro da cidade de São Paulo, o Núcleo Cabuçu fica no município de Guarulhos e é mais tranqüilo que os outros núcleos. Tem duas áreas para piquenique, não há lanchonetes, portanto leve lanches e bastante água.

A trilha da cachoeira tem 5.330 metros que pode ser feito em até três horas, dependendo do ritmo de cada um. A trilha é arborizada com várias subidas. A queda d´água é pequena, mas a água gelada e refrescante revigora a energia depois da caminhada. A Mata Atlântica na sua extensão deixa o caminho mais bonito.

  • Horário de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.
  • Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP – Tel.: (11) 2401-6217

Parque da Cantareira – Núcleo do Engordador

Parque da Cantareira – Núcleo do Engordador

 

A trilha principal é a da Cachoeira, com 3 mil metros ida e volta. No caminho, avistamos vários tipos de árvores e plantas, bambuzais, jequitibás e durante o percurso passamos por três quedas d´água.

Não fique esperando cachoeiras, mas o barulhinho da água correndo já rendeu boas fotos e teve gente que se arriscou a entrar na água gelada do lago formado pela cachoeira do Tombo. Pausa para as fotos e apreciar a bela paisagem.

A cachoeira do Véu tinha um véu tão fininho que era quase imperceptível. Pensei que talvez fosse por causa da falta de chuvas. Acho que em situações normais, as cachoeiras estariam mais cheias.

  • Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP

Cachoeira Poço das Virgens

Cachoeira Poço das Virgens



 

Existem placas indicativas no caminho. A queda d’água é pequena e existe um pequeno poço para banho com água transparente. As crianças fazem a festa. Tenha ao menos um litro de água e lanches leves na bolsa, a caminhada é longa e não há lugar que vende comida.

Como chegar: pegar ônibus até o terminal Parelheiros, depois pegar o ônibus Barragem. Após descer no ponto final da linha Barragem, comece a caminhar, a maior parte da trilha é feito em ruas normais. São 12,5 km até a cachoeira.

Tem dois caminhos, em um deles, a partir do ponto de ônibus, simplesmente siga em frente, logo mais você verá uma placa turística indicando o poço e a distância ate lá. Passou a placa continue em frente, você pode tanto virar a direita, logo depois a esquerda e direita novamente. Logo mais chegará a linha do trem, siga pela linha, você chegará num ponto dela em que há dois caminhos, um a direita e outro a esquerda, o Poço das virgens está à esquerda.

Para o poço, desça reto, siga pela curva à esquerda, chegará numa pequena passarela, não vá por ela, siga pela direita agora, encontrara uma trilha que margeia o rio, siga por ela. Uma forma de não se perder é não desviar do caminho do rio.

Cachoeira do Marsilac

Cachoeira do Marsilac

A cachoeira é formada pelas águas do rio Capivari e está a cerca de 6 km do centro do Bairro de Marsilac, no extremo sul de São Paulo. Após passar pelo bairro, a trilha segue por estrada de terra. Por ser de fácil acesso, nos finais de semana e feriados ensolarados a cachoeira fica bem cheia. Os visitantes nadam no rio e apreciam a queda d´ água que se forma. Aos finais de semana e feriados também é possível praticar tirolesa, instalada nas margens do Rio.

  • Como chegar: no terminal Varginha, pegue o ônibus 6L01-10, Term. Varginha – Marsilac. Após descer no ponto final (Centro de Marsilac), andar 6 km por estrada de terra.

Cachoeira do Sagui

Cachoeira do Sagui

Esta cachoeira fica dentro de uma propriedade privada, a Fazenda Maravilha. De fácil acesso, por uma trilha de 1,2 km a cachoeira pode ser visitada por pessoas de todas as idades, tem um poço para banho e uma pequena queda d´água rodeada por mata atlântica, um lugar muito gostoso para nadar e relaxar. Além desta, na fazenda há outra cachoeiras, um pouco mais longe como a Raios de Sol e Oásis .

A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique. Se quiser também pode reservar almoço. Cobra taxa de entrada. É necessário agendamento com antecedência pelo telefone (11) 97442-9619. Não há transporte público até lá.

  • Como chegar de carro: Partindo do bairro de Parelheiros, seguir pela estrada Engenheiro Marsilac.


📂 Lugares em São Paulo