Bairro Penha SP

Bairros São Paulo Nenhum comentário

Penha é um distrito de classe média na Zona Leste do município brasileiro de São Paulo. O distrito é conhecido pelos inúmeros templos das mais diversas religiões.

A arquitetura da região também chama a atenção de quem passa pelo vários bairros; é possível ver de construções típicas do século XIX a modernos e arrojados acabamentos.

Bairro Penha SP

A constante valorização da região fez com que ela se tornasse cada vez mais procurada, e junto aos bairros do Tatuapé, Jardim Anália Franco e Mooca compõe a chamada “elite da zona leste paulistana” semelhante ao bairro Centreville em Santo André.

A Penha é um dos distritos mais antigos do município de São Paulo. A primeira referência oficial a localidade é uma petição em que o licenciado Mateus Nunes de Siqueira obteve uma sesmaria do capitão-mor Agostinho de Figueiredo, a 5 de setembro de 1668. No ano de 1682, o o padre Jacinto Nunes, filho ou irmão do licenciado, aparece como proprietário e protetor da Nossa Senhora da Penha de França. Seu testamento diz que a dotou com bens e raizes, conforme consta em seu testamento aberto de fevereiro de 1684.



A origem da localidade está ligada intimamente à religiosidade, pois seu nascimento se confunde com uma lenda que faz parte da história da fundação do local. Conta-se que um francês, católico devoto, seguia viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro carregando consigo uma imagem de Nossa Senhora. Durante a caminhada ele pernoitou no alto de uma colina ainda sem nome (penha significa penhasco, rocha, rochedo), e no dia seguinte retomou seu trajeto até dar por falta da imagem. Assustado, tratou de retornar pelo mesmo caminho e encontrou a estátua no alto da colina. No dia seguinte a estátua sumiu novamente durante o sono do viajante, que entristecido, retornou e encontrou novamente a estátua no alto da colina, o que foi interpretado pelo francês como vontade da santa, que havia escolhido o local para se estabelecer.

A Igreja de Nossa Senhora da Penha foi finalizada em 1667; foi em torno dela que cresceu o povoamento do distrito. Um século depois, em 26 de março de 1796, a região foi promovida a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França; junto com a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, foram as duas primeiras paróquias desmembradas da Sé. Mais tarde, a paróquia tornou-se freguesia.

No século XVII, a região era passagem obrigatória para os viajantes que se deslocavam entre São Paulo, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro.

Em 9 de julho de 1924 o distrito da Penha foi sede do governo estadual paulista quando Carlos de Campos, presidente do estado, foi forçado a abandonar o Palácio dos Campos Elísios após ser atacado pelas forças revolucionárias durante a Revolução de 1924. Campos ficou instalado em um vagão de trem adaptado, na estação Guaiauna, até 28 de julho de 1924.

O aniversário do distrito é celebrado em 08 de setembro, dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Distrito e do Município de São Paulo. Neste dia há muitas festas e comemorações no distrito, como missa, procissão, quermesse e queima de fogos. Os festejos começam no final de agosto, com uma novena, e terminam no final de setembro com o já tradicional encontro dos corais da região.

Bairro Penha SP Metrô

A Estação Penha é uma das estações da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 31 de maio de 1986. Está localizada na Avenida Conde de Frontin, conhecida como Radial Leste, no distrito da Vila Matilde, situada a poucos metros do distrito do mesmo nome (lado norte), no qual recebe o mesmo nome.

Está integrada com um Terminal de Ônibus Urbano e ligada a um amplo estacionamento para automóveis. Situa-se entre dois bairros: a Penha de França ao norte e a Vila Aricanduva ao sul.



Bairro Penha SP CEP

Bairro predominantemente comercial com 21,15% de seus endereços comerciais.

Principais ruas do Bairro Penha de França

  • CEP 03636-000
    Avenida Amador Bueno da Veiga – até 1170 – lado par
  • CEP 03637-000
    Rua Padre João
  • CEP 03606-010
    Avenida Penha de França – lado ímpar
  • CEP 03653-000
    Avenida Amador Bueno da Veiga – de 2521 ao fim – lado ímpar
  • CEP 03635-001
    Avenida Amador Bueno da Veiga – de 1183 a 2519 – lado ímpar
  • CEP 03652-000
    Avenida Amador Bueno da Veiga – de 2522 ao fim – lado par
  • CEP 03603-010
    Rua Capitão Avelino Carneiro
  • CEP 03603-020
    Rua Comendador Cantinho
  • CEP 03701-000
    Avenida Gabriela Mistral – até 636 – lado par
  • CEP 03634-040
    Rua Betari

Outras ruas

  • Rua Antônio Lobo
  • Rua Erasmo Braga
  • Rua São Serafim
  • Rua Siqueira Silva
  • Rua Aquilino Vidal
  • Rua Demini
  • Rua Sete Lagoas
  • Rua Doutor Almeida Nogueira
  • Avenida Penha de França – lado par
  • Rua General Sócrates
  • Rua Benedito Cesário
  • Rua Doutor João Ribeiro – lado ímpar
  • Rua Major Ângelo Zanchi
  • Rua Mirandinha
  • Rua Henrique de Sousa Queirós

Bairro Penha SP Zona Leste

A região onde hoje é a zona leste fora ocupada por tribos indígenas, como a guaianá, que formou a Aldeia Ururaí em 1580.

Os colonizadores portugueses que buscavam rumos para o oeste sofriam constantes e violentos ataques indígenas pelo caminho por terra. Então os rios Tietê, Tamanduateí, Aricanduva e seus afluentes tiveram um importante papel nas bandeiras. Estas utilizavam as vias fluviais para garantir segurança e maior rapidez.

Pouco a pouco, as localidades banhadas por esses rios, áreas distantes do Centro Histórico de São Paulo, foram povoadas, exemplo de: Mooca, Tatuapé e São Miguel Paulista. Na última, o primeiro núcleo populacional da zona, houve a fundação da primeira igreja por meio dos jesuítas no ano de 1622, sendo estabelecida a Capela de São Miguel Arcanjo.

Com o passar dos anos, a região ganhou importância, pois fazia a ligação de São Paulo e Rio de Janeiro. O município de São Paulo expandia-se, e seus territórios mais distantes tornavam-se propriedades rurais. Vilas eram criadas ao redor de igrejas, sendo assim criados novos bairros, como a Penha.

Bairro Penha SP É perigoso

Um lugar tranquilo e agradável de morar graças a seu ar residencial e um dos serviços de comércio mais completos da região.

Assim é a Penha, um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade, localizado na Zona Leste. Por suas ruas, pode-se observar uma arquitetura muito peculiar por conta das construções típicas do século XIX e dos modernos prédios que surgem atualmente. A região passa por um recente período de valorização imobiliária, resultado de sua boa localização, acesso à transporte público, forte infraestrutura e expansão dos bairros Tatuapé e Anália Franco.

Outras informações

Mapa de localização



📂 Bairros São Paulo

Deixe seu comentário