Bairro Pacaembú SP


O Pacaembu é um bairro nobre dos distritos da Consolação (administrado pela Prefeitura Regional da Sé) e de Perdizes (administrado pela Prefeitura Regional da Lapa), nas Zonas Oeste e Central do município de São Paulo, no Brasil.

Limita-se com os bairros da Barra Funda, Perdizes, Sumaré, Higienópolis e Cerqueira César.

Bairro Pacaembú SP

Tem como principal via a Avenida Pacaembu, a qual faz a ligação do bairro com a região da Barra Funda e Marginal Tietê, e também com a região da Avenida Paulista.

É servido pela Linha 2 na Estação Clínicas.



Sua história remonta ao século XVI, quando a Sesmaria do Pacaembu foi doada aos jesuítas por Martim Afonso de Sousa. Na época, os jesuítas a subdividiram em Pacaembu de Cima, Pacaembu do Meio e Pacaembu de Baixo. Os religiosos resolveram catequizar os índios da região. Para tal fim, estabeleceram-se em várias aldeias da região. Uma delas situava-se próxima dum riacho que sofria inundações frequentemente. Era o paã-nga-he-nb-bu, ou seja, Pacaembu, que, na língua indígena tupi-guarani, significa “atoleiro” ou “terras alagadas”.[carece de fontes]

Outra interpretação etimológica do termo, no entanto, aponta para o significado “rio dos pacamãos (Lophiosilurus alexandri)”, através da junção dos termos tupis paka’mu (pacamão) e ‘y (rio)

Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, no entanto, “Pacaembu” é oriundo da língua tupi antiga, com o significado de “córrego das pacas”, através da junção de paka (paca) e ‘yemby (córrego).

Como a maioria dos bairros paulistanos, formou-se do loteamento de diversas propriedades rurais originadas com os jesuítas. Uma delas era o Sítio do Pacaembu. Com o passar dos anos, o sítio isolado coberto por vegetação foi subdividido em pequenas chácaras majoritariamente cultivadoras de chá.

Entre o bairro de Pinheiros e do futuro Pacaembu, foi criado, em 1887, o Cemitério do Araçá, importante necrópole do município, que abriga os mausoléus da elite paulistana.

No ano de 1912, a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited adquiriu terrenos na cidade. Uma dessas áreas seria o futuro bairro do Pacaembu. A empresa anunciava a criação de bairros baseados nos princípios básicos da garden-city, causando alvoroço entre os paulistanos. Pelo fato de o bairro se situar em um vale, a City enfrentou diversos desafios, como o terreno acidentado e dificuldades de logística e transportes, onde eram utilizados burros de carga.

Residências do bairro. Há uma baixa taxa de densidade populacional devido à horizontalidade do bairro.
Pelo fato de ser um plano arquitetônico ambicioso, nunca visto na cidade[6] e bem maior do que o pioneiro Jardim América, foi embargado de início pela Câmara Municipal.

Com a aprovação dos órgãos municipais, o projeto foi retomado em 1925, quando a Cia. City começou o loteamento e a urbanização da região. As primeiras modificações na região foram a canalização do ribeirão Pacaembu, a formação da primeira via do bairro, a Avenida Pacaembu, além da drenagem e aterramento de grandes áreas.

O bairro foi projetado de acordo com o modelo cidade-jardim, através de ruas de traçado sinuoso, grandes terrenos e áreas ajardinadas. Houve, também, melhorias em eletricidade, rede de água e esgoto. Dez anos mais tarde, houve uma intensa divulgação para a venda de terrenos recém-criados. Vale ressaltar que o poder público colaborou com algumas dessas benfeitorias. Assim como o Jardim América, o bairro atraiu ricos comerciantes, industriais e barões de café, e começaram a surgir casarões construídos por sob a supervisão da companhia.

Em 1935, a empresa inglesa doou, ao poder público, um terreno 75 000 metros quadrados para a construção do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (mais conhecido por seu nome antigo, Estádio Municipal do Pacaembu).

Projetada pela Companhia Severo e Villares, a obra foi concluída em 1938, sendo inaugurada em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da república, Getúlio Vargas, o qual foi recebido por estrondosa vaia pelos paulistas. Na época, era o maior estádio da América Latina. Quatro anos mais tarde, uma parte significativa dos terrenos do bairro fora comprada, tornando-se um dos endereços preferidos da alta sociedade paulistana.



A partir da década de 1970, algumas de suas vias ganharam caráter comercial e de serviços, caso da Avenida Pacaembu. No ano de 1991, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, devido à intensa arborização das ruas e praças públicas, à grande área de solo permeável e a sua baixa taxa de densidade populacional. Este decreto evitou alterações em suas vias e modificações na estrutura das edificações, dentre outras minuciosas especificações.

Pacaembú SP Estádio

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu ou simplesmente Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na zona central da cidade de São Paulo, no Brasil. Foi inaugurado na década de 1940 com capacidade para 70 mil espectadores e, na época, era considerado o mais moderno estádio da América do Sul.

Além do campo de futebol, parte mais conhecida, o local também abriga o Complexo Esportivo do Pacaembu, aberto gratuitamente aos cidadãos, que contém estruturas para atividades físicas variadas. Por fim, ali também está o Museu do Futebol, construído, literalmente, em baixo das arquibancadas do estádio. Pertencente à prefeitura da capital paulista, o Pacaembu pode ser alugado para a realização de eventos diversos.

No âmbito esportivo, sua principal utilização, o Sport Club Corinthians Paulista foi a equipe que mais atuou no local, tendo disputado 1 690 jogos. No entanto, após ter construído o seu próprio estádio, a Arena Corinthians, em 2014, o clube alvinegro reduziu drasticamente os jogos que manda no Pacaembu. Dessa forma, o estádio, que foi um dos principais palcos da Copa do Mundo de 1950, hoje sofre com a subutilização, já que os principais clubes da cidade possuem os seus próprios campos.

O estádio foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 1998, em virtude de seu estilo Art Déco, característico da época em que foi construído.

Pacaembú SP CEP

Bairro predominantemente comercial com 18,32% de seus endereços comerciais.

Principais ruas do Bairro Pacaembu

  • CEP 01234-001
    Avenida Pacaembu – de 501 ao fim – lado ímpar
  • CEP 01234-000
    Avenida Pacaembu – de 502 ao fim – lado par
  • CEP 01235-000
    Rua Traipu
  • CEP 01245-000
    Rua Itápolis
  • CEP 01246-000
    Avenida Doutor Arnaldo – até 599/600
  • CEP 01236-030
    Avenida Arnolfo Azevedo
  • CEP 01250-001
    Rua Almirante Pereira Guimarães – lado ímpar
  • CEP 01250-000
    Rua Almirante Pereira Guimarães – lado par
    CEP 01246-100
    Rua Major Natanael
  • CEP 01247-000
    Rua Angatuba

Outras ruas

  • Rua Itaquera
  • Rua Itamarati
  • Rua Marcelino Ritter
  • Rua Ferdinando Laboriau
  • Rua José de Freitas Guimarães
  • Rua Atibaia
  • Rua Itajobi
  • Rua Cássio Martins Vilaça
  • Rua Gustavo Teixeira
  • Rua Capitão Garcindo
  • Rua Doutor Acácio Nogueira
  • Rua Bauru
  • Rua Itassuce
  • Rua Heitor de Morais
  • Rua Capivari

Pacaembú SP População

Conforme o censo 2010 a população de Pacaembu é distribuída entre homens e mulheres. A população masculina representa 7.744, enquanto a população feminina é de 5.482 habitantes.

Pacaembú SP Fotos

Pacaembú SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização



📂 Bairros São Paulo