Bairro Grajaú SP

Bairro Grajaú SP
5 (100%) 2 votos

Grajaú é um distrito do município de São Paulo, localizado na Zona Sul. É administrado pela subprefeitura da Capela do Socorro, dentro da região administrativa da Zona Sul de São Paulo.

Seus limites são os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e o município de São Bernardo do Campo e Diadema. Fica a 26 km da Praça da Sé e 14 km dos principais bairros da zona sul da cidade como Santo Amaro e Jabaquara.

Bairro Grajaú SP

Atualmente, possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso distrito da capital.

Hoje, o Grajaú vem mostrando um forte desenvolvimento com grandes construções tanto na área residencial quanto na área comercial. Bairros como Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha, Cantinho do Céu e Vila Natal contam com grande atividade comercial, enquanto bairros como Jardim São Bernardo, Jardim Shangrila, Jardim Ellus, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América são sobretudo residenciais.



No ano de 2016, Grajaú figurou na lista dos piores distritos de São Paulo, ocupando a posição de sétimo pior IDH da cidade.

A grande maioria dos bairros que estão às margens da represa Billings ainda não possuem saneamento básico; mesmo com rede de esgoto, os detritos são direcionados para a represa pela empresa de saneamento. Em bairros onde não existe rede coletora, o esgoto corre a céu aberto ou são utilizadas fossas.

O distrito tem pouco mais de 50% de seus moradores com cobertura de serviço de saúde realizado por agentes de saúde do programa saúde da família. Muitos bairros ainda não possuem Unidade Básica de Saúde (UBS) e as que existem estão sobrecarregadas (Ex: UBS Jardim Icarai e Castro Alves). Uma grande demanda por educação também é visível principalmente no ensino fundamental (Ex: Jardim Noronha, Jardim Ellus, Shangrila, Três Corações), onde a evasão escolar em crianças de 07 a 14 anos é um problema notório e medidas para saná-lo ainda não são eficazes.

O distrito possui apenas 2 conselhos tutelares para uma comunidade total de mais de 700.000 moradores (2018). A Região não possui nenhuma delegacia de atendimento às mulheres vítimas de violência. Os espaços públicos são poucos e Centros de Criança é Adolescentes (CCA) regularmente têm filas de espera diárias muito grandes (somente para os bairros Jardim Ellus, Shangrila, Lucélia, Monte Verde e Prainha).

O distrito e o bairro são cortados pela Avenida Dona Belmira Marin que é considerada o centro comercial da região pois apresenta quantidade elevada de comércios atualmente mais de quatrocentas lojas. A região também possui outras vias importantes de ligação com o restante da cidade como Avenida Senador Teotônio Vilela e Av Paulo Guilguer Reimberg que é a principal via do bairro de Varginha e também conta com grande trafego de veiculos e conta com muitas lojas principalmente no bairro do Jardim Novo Horizonte esta avenida tem inicio na Av Teotonio Vilela próximo ao terminal Varginha e termina estrada de itaquaquecetuba no Jardim Marilda.

Embora o Grajaú ainda sofra com a escassez de investimento público na área da saúde, o distrito abriga um hospital de grande porte, o Hospital Estadual do Grajaú, que é responsável pela população local e distritos próximos.



Mas, ultimamente, o governo começou a investir nos postos de assistência médica ambulatorial, aumentando o número de unidades, visando a diminuir a espera nas filas, causada pela alta demanda da população que o Hospital Grajaú recebe diariamente. O distrito também vem recebendo investimentos públicos na revitalização de calçadas das vias principais e reforma nas escolas do ensino público.

Bairro Grajaú SP Metrô

A Estação de Grajaú foi aberta pela FEPASA em 1992, para atender o distrito de Grajaú, como parte da extensão operacional Jurubatuba–Varginha. Inicialmente era composta por duas plataformas de madeira, construídas junto ao pontilhão que passava sobre a Avenida Belmira Marin.

As duas plataformas tinham atrás de si um barranco com desnível de aproximadamente cinco metros, considerando o nível da avenida. A antiga estação foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego no trecho Jurubatuba–Varginha, e foi demolida pela CPTM para a construção da extensão da Linha 9–Esmeralda sobre o leito da antiga Linha Sul da Fepasa.

Em 2008, uma nova estação maior e modernizada foi construída pela CPTM no mesmo local e manteve o nome de Grajaú, com acesso gratuito ao Terminal Grajaú da SPTrans.

Bairro Grajaú SP População

A população estimada em 2019 é de 69.527 pessoas.

Bairro Grajaú SP É perigoso?

Uma conjuntura de problemas colocou o Grajaú, distrito da zona sul de São Paulo, como o pior no quesito qualidade de vida. Foi o que mostrou a versão atualizada do Mapa da Desigualdade.

Dos 55 critérios analisados, o Grajaú registrou 32 indicadores classificados como ruins.

Uma das deficiências da região é o baixo número de livros disponíveis em acervos de bibliotecas e pontos de leitura. Segundo o levantamento, há 0,03 obras infanto-juvenis por habitante. Em relação às publicações destinadas aos adultos, o índice é ainda menor, de 0,01.

Com 31 indicadores negativos aparece o Capão Redondo, seguido por Brás e Brasilândia, ambos com 30. A classificação dos piores distritos da capital paulista reúne 29 localidades, como Jabaquara, Campo Limpo, São Miguel, Pari e Sé.

Bairro Grajaú SP CEP

Bairro predominantemente residencial com 91,94% de seus endereços residenciais.

Principais ruas do Bairro Parque Grajaú

  • CEP 04842-220
    Rua Isabel Aguiar de Campos
  • CEP 04842-340
    Rua José Bezerra Filho
  • CEP 04842-280
    Rua Manuel Guilherme dos Reis
  • CEP 04842-270
    Rua José Carlos Heffner
  • CEP 04842-370
    Rua Olímpio Soares de Carvalho
  • CEP 04843-610
    Rua Ezequiel Lopes Cardoso
  • CEP 04843-550
    Rua Irina Milchev Starbulov
  • CEP 04842-040
    Rua Jonatas Serrano
  • CEP 04843-640
    Rua Ângelo Perin
  • CEP 04843-680
    Rua Antônio José Escudeiro

Outras ruas

  • Rua Maria Alexandrina de Morais
  • Rua Sargento Wilson Dumont
  • Rua João Teixeira de Oliveira
  • Travessa Maria Celestina Fraga
  • Rua Joaquim de Vasconcelos
  • Rua Joaquim José Teixeira
  • Rua Pelagia Starbulov
  • Rua Arnaldo Nunes
  • Rua Pedro Starbulov
  • Avenida Antônio Carlos Benjamim dos Santos
  • Rua Pessanha Póvoa
  • Rua João Júlio dos Santos
  • Rua Coroa Grande
  • Rua Justiniano da Rocha
  • Rua Serafim Ciuvalschi

Bairro Grajaú SP Fotos

Bairro Grajaú SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização



Deixe seu comentário