Bairro Campo Belo SP

Bairro Campo Belo SP
5 (100%) 4 votos

Campo Belo é um distrito situado na região sul do município de São Paulo, no limite norte do antigo município de Santo Amaro. Tornou-se, nos últimos anos, numa área de grandes edifícios de classe média e média-alta.

A origem do distrito do Campo Belo está ligada à evolução da antiga Vila de Santo Amaro.

Bairro Campo Belo SP

 

Em princípio, com a inauguração em 1886 da linha férrea ligando São Paulo a Santo Amaro, a região de vastos campos e fazendas começou a ser ocupada.

Uma das maiores fazendas da região pertencia a família Vieira de Morais, loteada em meados de 1903. O loteamento dessa e de outras fazendas facilitou a colonização alemã da região.



A antiga linha de trens foi substituída, em 7 de julho de 1913, por uma linha de bondes, que do trajeto anterior desviava na Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vista, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz.

Em 1953, a antiga Companhia Telefônica Brasileira – CTB, instalou no bairro, na Rua Vieira de Morais, uma estação telefônica que foi inicialmente denominada Santo Amaro, que, com o prefixo 61 servia toda a zona sudoeste da capital paulista.

Em 1967, passou a ser chamada Estação Campo Belo, e passou a ter sucessivas ampliações, além de diversos cortes de área, que passaram a ser atendidos por novas estações telefônicas (Santo Amaro, Chácara Santo Antônio, Real Parque, Berrini, Moema e Campo Grande). Em 1995, com a substituição do equipamento da antiga central de prefixo 61, para nova central digital com prefixo alterado para 5561, foi o primeiro bairro do Brasil a ter telefones com oito dígitos. Atualmente, mais de 250 mil terminais estão instalados na estação telefônica Campo Belo.

Hoje é bairro de alto padrão, vizinho de bairros consagrados da cidade como Itaim Bibi, Saúde e Moema, e também é vizinho de outros bairros que estão em grande desenvolvimento, como Jabaquara, Santo Amaro e Cidade Ademar, mas o distrito também abriga muitas favelas, principalmente na divisa com os distritos do Jabaquara e Santo Amaro. Algumas das comunidades mais conhecidas são Buraco Quente, Souza Dantas e Alba.

No distrito do Campo Belo encontra-se o Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados da América Latina. O aeroporto apenas deixou de ser a referência para viagens internacionais após a construção do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, apesar de possuir um intenso movimento de viagens para todo o território nacional.

Em 2019, o distrito passou a ser atendido pelo Metrô de São Paulo com a abertura da estação Campo Belo, inaugurada em 8 de abril e pertencente à Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade.

O distrito também seria atendido pela Linha 17-Ouro, que já passou por vários atrasos em seu cronograma e atualmente encontra-se com as obras paralisadas, sem previsão de conclusão nem de inauguração. Em seu traçado, a linha teria cinco estações abrigadas no distrito: Jardim Aeroporto, Congonhas (com conexão ao aeroporto), Brooklin Paulista, Vereador José Diniz e a própria estação Campo Belo, fazendo assim, integração com a Linha 5-Lilás.



Campo Belo SP Metrô

A Estação Campo Belo é uma estação do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 8 de abril de 2019.

É operada pela ViaMobilidade e pertence à Linha 5–Lilás, que passou a se integrar com o restante da malha metroviária de São Paulo em setembro de 2018 com a abertura do funcionamento em horário integral da Estação Chácara Klabin onde há integração com a Linha 2–Verde, e na Estação Santa Cruz onde há integração com a Linha 1–Azul.

Foi a última estação a ser entregue como parte do plano de expansão da linha. A mesma também terá integração com a Linha 17–Ouro, a partir do segundo semestre de 2022.

A estação fica localizada em uma confluência das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Santo Amaro, no bairro do Campo Belo, no distrito homônimo, na Zona Centro-Sul de São Paulo.

Segundo os planos originais do Metrô, a estação deveria se chamar “Água Espraiada–Campo Belo”, mas, devido a uma alteração no nome da Estação Brooklin da Linha 5–Lilás, a estação perdeu o sufixo “Campo Belo”. Posteriormente, o mesmo passou a ser o nome da estação Água Espraiada, dado que as duas estações estão localizadas no mesmo bairro.

Em 26 de março de 2019, foi informado que a inauguração da estação poderia ser realizada em 10 de abril.

Em 5 de abril, foi confirmada a inauguração da estação para o dia 8 do mesmo mês, dois dias antes do que havia sido informado anteriormente.Durante os primeiros cinco dias, a operação ocorreu em horário reduzido, das 10 às 15 horas, e em 13 de abril ela passou a funcionar em período integral.

Campo Belo SP O Que Fazer

Quem mora na região geralmente frequenta parques e praças em outros bairros, como Santo Amaro. Mas há alguns lugares em que se pode relaxar por ali mesmo, como o FPG Golf Center. Inaugurado oficialmente em 2000 pela Federação Paulista de Golfe, o clube é o primeiro campo público construído em área privada no Brasil.

Em um espaço de recreação e lazer, destinado a crianças de 1 ano e meio a 14 anos, o Passatempo possui uma programação de atividades variada e conta com jogos, materiais de artes plásticas, brinquedos pedagógicos, livros e enciclopédias na biblioteca.

Para toda a família, o Aeroporto de Congonhas abriga cinco restaurantes e cafeteiras, duas livrarias, uma tabacaria, além 13 lojas.

Campo Belo SP Restaurantes

Por causa dos diversos alemães que se estabeleceram por ali, no Campo Belo há uma infinidade de restaurantes voltados para essa culinária, como o Bier & Mais, o Bierquelle e o Die Meister Stube.

Além disso, o bairro abriga vários outros tipos de cozinha, como a suiça do Florina, a francesa do Crêpe de France e a escandinava do Svanen Scandinavian Food.

A Confeitaria Chistina e a chocolataria Doce Beijo fazem a vez para os amantes de doces. Quem prefere uma comida variada pode optar pelo Othelo ou pelo Batatada.

Campo Belo SP Fotos

Campo Belo SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização



Deixe seu comentário