Cartórios SP - Tabelionatos em São Paulo

Quais tipos de cartórios e tabelionatos existem em São Paulo? O que eles fazem?

 

Cartório de notas ou Tabelionato de Notas: é o cartório que lavra escrituras públicas, reconhecimento de firmas e faz autenticação de cópia de documentos. Nele se lavram, por exemplo, divórcios, inventários e partilhas, escrituras de compra e venda, doação, união estável, hipoteca, etc. Geralmente a procura é por tabelionato sp

 

Cartório de protesto: Esse é o cartório ao qual são levados títulos executivos (ex: duplicatas, cheques, etc) não pagos, e que promove a intimação dos devedores para pagar sob pena de protesto. Em caso de não pagamento, o título é protestado.

 

Cartório de registro de imóveis: É o cartório no qual se registram os contratos e escrituras públicas de aquisição de imóveis e também demais títulos que criem algum direito ou restrição pertinente ao imóvel, como, por exemplo, hipoteca, alienação fiduciária, usufruto, servidão, incorporação, condomínio, penhora, inalienabilidade etc.

 

Cartório de registro de títulos e documentos: Nesse cartório você pode, por exemplo, registrar seus documentos pessoais para que não tenha transtorno ao perdê-los (identidade, carteira de habilitação, etc). Outros exemplos: contratos de alienação fiduciária de móveis, contratos de penhor de coisas móveis não registráveis no Livro 3 do Registro de Imóveis, etc. Geralmente a pesquisa é por cartório sp ou cartórios em são paulo

 

Cartório de registro civil das pessoas jurídicas: Onde se registram as pessoas jurídicas não empresariais (as empresariais são registradas na Junta Comercial de cada Estado). Ex: Associações, fundações, etc. Por meio deste cartório qualquer pessoa pode saber qual a situação jurídica das pessoas jurídicas nele registradas (ex: pode-se ver o estatuto e todas as suas alterações, descobrir-se quem pode representá-la, etc).

 

Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN): Nesse cartório todos têm noticiadas a história de sua vida. Nele são registrados o Nascimento, Casamento, Óbito e interdição e todas as alterações desses registros que possam vir a ocorrer (ex: alteração de nome, divórcio).

 

Cartório de Registro de Distribuição: Existe em poucos estados (RJ, por exemplo), e serve como uma central de informações sobre os atos realizados na comarca.

Concurso cartório na cidade de São Paulo

Para ser dono de um cartório no Brasil, o interessado deve ser bacharel em direito ou ter completado dez anos de exercício de função, além de ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos, estar quite com as obrigações do serviço militar (se do sexo masculino), ter aptidão física e mental para exercício das atribuições e não possuir antecedentes criminais e cíveis.

 

O candidato também precisa passar por cinco etapas de concurso público: prova objetiva; prova escrita e prática; prova oral; comprovação dos requisitos para outorga de delegações e exame de títulos. Ainda assim, mesmo que passe por todas as etapas e obtenha classificação suficiente, o futuro tabelião deverá passar, ainda, por avaliação de conduta. Dessa forma, apresentará documentos que comprovem que ele tem condições físicas, psicológicas e morais para receber a delegação. Para isso, ele será submetido a exames de personalidade, psicotécnico e neuro psiquiátrico.

Cartórios da Cidade de São Paulo

Cartórios na Grande São Paulo

Cartórios no ABCD

 

Cartórios no Litoral de SP

Cartórios em outras cidades de SP